Visitou: • audient-evo-4
Audient-evo-4
Testes contribuídos por Pablo Galletti Vieira.
* É uma interface nova no mercado, lançada no início de 2020
- Ela tem uma função “loopback”, que permite gravar o som do computador na DAW por meio de entradas virtuais (semelhante ao que se faria com o VoiceMeeter Banana no Windows ou com o roteamento do Jack no Linux)
- Alguns documentos de 2020 dão conta de que, no PulseAudio, as entradas da interface ficavam todas misturadas, incluindo o loopback, o que fazia com que você gravasse a saída do computador. Alguns usuários criaram soluções fáceis pra isso: https://writepermission.com/evo4-pulseaudio-profile.html
- No entanto, nos meus testes, eu não tive nenhum problema com essa mistura em nenhuma distribuição que testei (Linux Mint, Ubuntu Studio, AVLinux, Manjaro). Eu desconfio que não tive esse problema porque usei ela por um tempo no Windows e atualizei o firmware pelo programa EVO Control. Depois da atualização de firmware, parece que a saida virtual do “loopback” é desabilitada por padrão, e a interface funciona como uma interface comum (Focusrite, Behringer etc).
- Para mais detalhes, fiz esse post em inglês: https://www.reddit.com/r/linuxaudio/comments/m88635/audient_evo_4_updates_on_linux_compatiblity/
Segue a tradução livre do post que fiz em inglês:
Olá a todos.
Sou um músico do Brasil e recentemente comprei uma interface de audio Audient EVO 4. Eu usei ela no Windows 10 por cerca de um mês e decidi voltar a usar Linux (eu uso Linux desde 2007 mas sou novo na produção musical e nunca tinha feito no Linux) e testar ela no sistema do pinguim.
Eu encontre um post no fórum Linux Musicians (https://linuxmusicians.com/viewtopic.php?t=21347) e um post de um blog (https://writepermission.com/evo4-pulseaudio-profile.html), ambos do usuário to1ne, ensinando a desabilitar a função loopback. Em abril e maio de 2020, to1ne e outros usuários reportaram que por padrão o PulseAudio misturava a função loopback junto com a entrada de audio.
No entanto, eu estou estando essa interface no Ubuntu Studio 20.10 e no Linux Mint 20.1 e parece que esse problema não existe mais. Nos testes que eu fiz, não veio nenhum audio do loopback. Eu fiz alguns testes e tenho um palpite sobre por que não temos mais esse problema de loopback no Linux:
* Antes de testar a interface no Linux, eu baixei os drivers para Windows e o programa proprietário chamado Evo Control. Eu usei o EVO Control para atualizar o firmware da placa. * A EVO 4 foi anunciada em janeiro de 2020, mas em julho de 2020 a Audient lançou novos softwares para Windows, especialmente um chamado “Loopback Control” (https://www.youtube.com/watch?v=fgH4n9B-S94), que dá total controle da função loopback via software no Windows. Além desses softwares, a empresa também lançou atualizações de firmware. * Quando eu testei a interface no Ubuntu Studio 20.10, eu tentei fazer o loopack funcionar de propósito e não consegui,. Eu abri o QASmixer e percebi que ele mostrava 4 entradas na placa, mas 2 delas ficavam com volume em -127db e eu não conseguia aumentar o volume de jeito nenhum. Provavelmente essas duas entradas se referem à função loopback. * Conclusão: eu acho que o novo programa Loopback Control e a atualização de firmware zeraram o ganho da função loopback da placa por padrão, e fizeram de um jeito que o loopback só pode ser controlado pelo software proprietário da audient.
Assim, depois dessa atualização de software, o audio loopback não é mais um problema no Linux, porque, EU ACHO, ele vem desabilitado por padrão e não pode ser ligado de novo. Pelos meus testes, a EVO 4 é totalmente compatível com Linux, especialmente depois de atualizar o firmware, e funciona perfeitamente com o Jack e com o PulseAudio. Ela funciona como qualquer outra placa 2×2 (Scarlett 2i2, Behringer UMC202HD etc).
Em resumo: provavelmente você não vai ter nenhum problema para fazer essa interface funcionar no Linux. Se puder, ligue-a uma vez em um computador com Windows e atualize o firmware usando o software EVO Control.