Testes contribuídos por Pablo Galletti Vieira.

* É uma interface nova no mercado, lançada no início de 2020

Segue a tradução livre do post que fiz em inglês:

Olá a todos.

Sou um músico do Brasil e recentemente comprei uma interface de audio Audient EVO 4. Eu usei ela no Windows 10 por cerca de um mês e decidi voltar a usar Linux (eu uso Linux desde 2007 mas sou novo na produção musical e nunca tinha feito no Linux) e testar ela no sistema do pinguim.

Eu encontre um post no fórum Linux Musicians (https://linuxmusicians.com/viewtopic.php?t=21347) e um post de um blog (https://writepermission.com/evo4-pulseaudio-profile.html), ambos do usuário to1ne, ensinando a desabilitar a função loopback. Em abril e maio de 2020, to1ne e outros usuários reportaram que por padrão o PulseAudio misturava a função loopback junto com a entrada de audio.

No entanto, eu estou estando essa interface no Ubuntu Studio 20.10 e no Linux Mint 20.1 e parece que esse problema não existe mais. Nos testes que eu fiz, não veio nenhum audio do loopback. Eu fiz alguns testes e tenho um palpite sobre por que não temos mais esse problema de loopback no Linux:

* Antes de testar a interface no Linux, eu baixei os drivers para Windows e o programa proprietário chamado Evo Control. Eu usei o EVO Control para atualizar o firmware da placa. * A EVO 4 foi anunciada em janeiro de 2020, mas em julho de 2020 a Audient lançou novos softwares para Windows, especialmente um chamado “Loopback Control” (https://www.youtube.com/watch?v=fgH4n9B-S94), que dá total controle da função loopback via software no Windows. Além desses softwares, a empresa também lançou atualizações de firmware. * Quando eu testei a interface no Ubuntu Studio 20.10, eu tentei fazer o loopack funcionar de propósito e não consegui,. Eu abri o QASmixer e percebi que ele mostrava 4 entradas na placa, mas 2 delas ficavam com volume em -127db e eu não conseguia aumentar o volume de jeito nenhum. Provavelmente essas duas entradas se referem à função loopback. * Conclusão: eu acho que o novo programa Loopback Control e a atualização de firmware zeraram o ganho da função loopback da placa por padrão, e fizeram de um jeito que o loopback só pode ser controlado pelo software proprietário da audient.

Assim, depois dessa atualização de software, o audio loopback não é mais um problema no Linux, porque, EU ACHO, ele vem desabilitado por padrão e não pode ser ligado de novo. Pelos meus testes, a EVO 4 é totalmente compatível com Linux, especialmente depois de atualizar o firmware, e funciona perfeitamente com o Jack e com o PulseAudio. Ela funciona como qualquer outra placa 2×2 (Scarlett 2i2, Behringer UMC202HD etc).

Em resumo: provavelmente você não vai ter nenhum problema para fazer essa interface funcionar no Linux. Se puder, ligue-a uma vez em um computador com Windows e atualize o firmware usando o software EVO Control.